10 abril 2006

Por que por que?

Uma das coisas mais irritantes da língua pátria (argh) são as regrinhas meio ridículas do uso do porque. Decorar uma regra não a torna necessariamente válida e os professores de português têm culpa de ensinar e, consequentemente, perpetuar essa bobagem. Em nome de que? Da língua bem falada. Ora, quando a gente fala não há a mínima diferença entre o por que, o porque ou o porquê. E quem escuta não faz nenhuma confusão a respeito. Quem lê também identifica imediatamente o sentido de qualquer dessas grafias, mesmo estando impropriamente colocadas. Na internet o pessoal só escreve pq e ninguém se preocupa pq sabe q o outro já entendeu. Então, pra que esse preciosismo que não vale um centavo furado? Eu proponho o uso da grafia porque em qualquer situação e zé fini. Pq não? Ah!.. pqp!

Um comentário:

  1. É primo. Não só o uso de alguns porquês deveriam ser abolidos, com também de várias outras palavras, porque realmente em questão de semântica não fazem diferença. Do ponto de vista sintático sim. Mas por que implicar com eles?
    Por que vc implica com eles?
    Vc implica com eles por quê?
    A rua por que andei não estava calçada, então caí no buraco, porque não sabia de nada. O porquê disso, talvez poucos saibam.

    Mas de um modo geral, tornei-me um pouco radical com a escrita e com a oralidade da minha língua. Imagina, eu, enquanto professora, a nível de Brasil, vou estar dando uma palestra e vou estar elencando, ou melhor, pontuando, alguns temas transversais etc etc.
    Há que se mudarem algumas regras, há que sermos mais tolerantes com o uso de certas palavras, como o porquê. Mas há que também se tomar cuidado para não cairmos na vulgaridade de certas expressões ditas por um grupo que se acha culto.

    A nossa língua merece. Nós merecemos. E por isso vc é um excelente escritor, usando porquês ou não.
    É um assunto bom de se discutir.

    Quanto ao seu novo blog, mais uma vez, parabéns. Mas insisto, não deixe os poemas fora de sua esfera. Vc fez um quase hai-kai delicioso sobre estrelas de cinema. Continue fazendo brilhar as palavras. Só assim seremos salvos! BJ. DRi

    ResponderExcluir